GERAL
contato@pedreirobh.com.br

Ou adicione os profissionais abaixo:
 

 



Porcelanato x cerâmica

 

As cerâmicas são artefatos de objetos tendo a argila como principal matéria prima. Eum termo genérico, que inclui, o barro vidrado, o grés, a porcelana e louça. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, carbeto, nitreto, boreto,  ou uma mistura que pode incluir aniões.
Histórico

Os registros mais antigos da confecção de cerâmicas, data de aproximadamente 4 mil anos AC, nos antigos assírios, que fabricavam cerâmica chamada vidrada. Mas foram com os ingleses no século XVIII, com a fabricação da louça branca e os diversos tipos de fornos que surgiram uma gama de cerâmicas com dimensões peculiares como resistência durabilidade e porosidade.
A argila, principal matéria prima na formação da cerâmica, são formadas por ações físicas e químicas nas rochas que se unem com os materiais acima.
As cerâmicas comuns são bastante resistentes em razão do seu processo de cozimento, o que determina a resistência à abrasão e à absorção de água pelo material que também define as tonalidades do revestimento.

Já faz muitos anos que a cerâmica, e a pouco, o porcelanato, são os mais usados para o acabamento final da construção, em razão de serem de alta resistência mecânica, de fácil limpeza, fácil instalação e custo baixo., além de durarem por décadas.  Uma infinidade de modelos, tamanhos e especificidades  que fazem da escolha de qual cerâmica usar, algo bem conflituoso. Por absorverem pouquíssima água, podem ser usados em qualquer ambiente, atentando no entanto para aquelas que são ásperas, indicadas para áreas externas.

O revestimento cerâmicoPossui uma lado revestido como um vidrado e o outro lado é a superfície de  aderência, que deve ser assentados de acordo coma técnica recomendada pelo fabricante. Além disto, conhecer as características técnicas e da performance do revestimento cerâmico, que será aplicado no piso ou na parede fazem a diferença entre um revestimento perfeito e dores de cabeça.

 

Porcelanato é um material extremamente duro e resistente, um tipo de placa de cerâmica com peculiar desempenho técnico e de excelente visual. E formado por uma mistura de argilas, areias feldspáticas, feldspatos, caulins, filitos e aditivos. O modo de produção do porcelanato é que dá sua característica: esmaltado, polido ou retificado.

Porcelanato esmaltado
No momento da escolha do porcelanato, é necessário atentar a s questões técnicas e estéticas como: resistência a manchas, resistência mecânica, absorção de água e escorregamento.

O porcelanato esmaltado tem resistência mecânica elevada e recebe uma camada de esmalte na sua parte superior, com a estampa que preferir. Pode ser usado em qualquer ambiente, porem os mais brilhantes são mais escorregadios.

porcelnato polido recebe uma acabamento que o deixa extremamente liso, não sendo indicado em locais que existe umidade como banheiros e áreas externas,por serem escorregadios.

O porcelanato retificado é o mais usado no Brasil, sobretudo sua beleza, deixando o acabamento mais uniforme, devido a redução da área do rejunte. E possível reduzir a até 1 mm o espaçamento, dando a aparência de ser apenas uma peça. Dentre as várias vantagens, podemos destacar, a facilidade de manutenção, a economia de rejunte, a uniformidade do acabamento final e o visual estiloso.
O ambiente com porcelanato retificado torna-se hiper valorizado, principalmente com porcelanatos de tamanhos maiores.